Pular para o conteúdo principal

Concordância nominal e verbal

A concordância nominal se diz respeito ao substantivo e seus termos referentes (adjetivo, pronome, numeral, artigo etc), ou seja, as relações que as palavras estabelecem com o substantivo que as rege.
Já a concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, resumindo: o verbo concorda com número (singular/ plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª).
Pesquisei alguns exemplos engraçadinhos, e espero que ajude-os a entender melhor... 😆

Para mim, essa tirinha é a que melhor podemos encontrar exemplos, pois há vários de concordância nominal, como: boneco/genérico; bonecos/originais; muito/trabalho; muito/tempo; imitações/as/baratas; gosto/popular. Também vemos um caso onde a concordância verbal pode ocorrer de dois modos, em: "A maioria das pessoas não liga", o verbo poderia concordar com o especificador " das pessoas"; " a maioria das pessoas não ligam




Não dê uma furada dessas, amigo ;)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apostos e vocativos

Apostos e vocativos são termos que compõem uma oração, onde o aposto explica, esclarece e acrescenta algo ao sujeito e o vocativo invoca um receptor da mensagem.  O aposto pode ser explicativo (André, presidente do clube, fez uma premiação), enumerativo (Comprei duas frutas: uma banana e uma maçã), recapitulativo (Os atabaques, os tamborins, as cuícas, tudo ficou lá), comparativo (A inflação, monstro devorador dos salários, é sempre uma ameaça) e/ou  especificativo (A escritora Paula Pimenta lançou mais um conto). Já os vocativos, que são um termo deslocado sintaticamente da oração, que não pertencem nem ao sujeito, nem ao predicado, podemos exemplificar com: "A vida, Luzia, dura só um dia" Para que ficasse mais claro, destaquei em algumas músicas bem conhecidas os apostos e vocativos delas. Os grifados pela cor vermelha são os apostos e os pela cor roxa, os vocativos.  Anna Júlia- Los Hermanos ( caso queira ouvir a música, clique aqui ) Quem te vê passar as...

Quem sou? Mais um blog?

Sim, eu sou a louca dos blogs! Já fiz milhares entre os 10-13 anos. Então, pra quê mais um? Esse blog foi criado como proposta de um trabalho escolar orientado por minha professora de gramática (e o medo de escrever algo errado, rs), por isso o endereço: aigram, aprendendo e informando gramática. Não se assuste, não é tão chato assim, espero. Ah é! Quem sou eu?Acho que essa é a pergunta mais difícil de ser respondida no mundo todo! Mas você pode conferir um pouquinho na barra de informações, caso você não tenha encontrado   clique aqui   Espero que o blog seja útil para vocês. :)